Olhe ao seu redor e as pessoas que você conhece. Existe
alguém que seja parecido com você fisicamente, goste das mesmas coisas e tenha
a mesma opinião ? Não né, então isso já quebra aquele tabu de que somos todos
iguais, pois não somos.
Quando respeitamos essas diferenças e aceitamos as pessoas
independente de como elas são, estamos incluindo alguém.
No mundo existem várias culturas, se pensarmos apenas no
Brasil, ou até na nossa cidade, encontramos uma diversidade de pessoas muito
grande. Quando estamos convivendo com pessoas de diferentes culturas, raças e religiões
e aceitamos e respeitamos suas atitudes, estamos praticando a inclusão étnica.
Todos nos temos potenciais que se forem explorados podem
trazer vários benefícios. Se percebermos isso e estimularmos o desenvolvimento
das pessoas em geral sem discriminar alguém por causa de sua classe social
estamos praticando um tipo de inclusão que aglomera muita coisa, a inclusão social.
A inclusão que é a mais difícil de ser colocada em pratica
mas que precisa e deve ser discutida principalmente no ambiente escolar é a
inclusão dos deficientes. Comparando o passado com o presente, vemos que a
questão do tratamento de pessoas com qualquer deficiência ou necessidade
especial já obteve um grande progresso, porém ainda se tem muito a fazer.
A escola é um lugar que deve ser exemplo da pratica da
inclusão, pois é lá o primeiro contato que as crianças têm com os mais diversos
tipos de pessoas e cabe ao professor mediar isso e servir de exemplo de
respeito a todos os alunos sabendo diferenciar as capacidades e encontrando formas
de passar conhecimento e avaliar o
rendimento de cada um dentro do suas possibilidades
Você sabia?
O Brasil aderiu a tratados internacionais que tratam da
inclusão de deficientes e atualmente há ampla legislação a esse respeito em
nosso país.
Beijos, Isabella
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