segunda-feira, 16 de maio de 2016

Para começo de conversa!


Existem algumas coisas que nós temos dúvida quando começamos a ter aquele primeiro contato com uma escola inclusiva né? Eu passei por isso e respondi algumas perguntas para esclarecer algumas coisas. Se vocês tiverem alguma pergunta que não respondi, comentem que terei o prazer de responder.



O que é inclusão?
É a capacidade que temos de entender e conhecer o próximo assim como ele é, ter a oportunidade de compartilhar nossa vida com pessoas diferentes de nós.  Estar junto é estar em meio a uma multidão, incluir é interagir e aceitar o próximo, entendendo que ele também tem  espaço no mundo. A inclusão possibilita a minoria ,que muitas vezes é discriminada, encontre seu lugar na sociedade.

Que benefícios a inclusão traz a alunos e professores?
A escola é um reflexo do mundo que vivemos. A inclusão é um ganho para todos pois existe a necessidade de viver as diferenças, quando as pessoas não passam por isso desde os primeiros anos de vida, muito provavelmente serão pessoas que vão ter muita dificuldade em lidar com isso e vencer preconceitos. 
 

O que faz uma escola ser inclusiva?
Primeiramente deve haver reflexão na hora de elaborar seu projeto pedagógico, pois uma escola inclusiva tem muito mais que rampas e banheiros adaptados. Deve-se estudar se as atividades que são realizadas permitem que todos os alunos, independente de sua condição, aprendam. Os alunos precisam de liberdade para aprender do seu jeito, levando em consideração suas condições.

Como está a inclusão no Brasil hoje?
No Brasil a inclusão caminha devagar, pois diversas escolas não cumprem  a lei que garante desde 1988 o acesso de TODOS na ensino fundamental e que alunos com necessidades especiais devem receber atendimento especializado. Resumindo, estamos num processo de conscientização.

A escola precisa se adaptar para a inclusão?
Não basta apenas fazer adaptações físicas e não adaptar o pedagógico.  A escola deve oferecer atendimento educacional especializado (AEE) ou estimulo de aprendizado(EA) paralelamente às aulas regulares. É ideal que os alunos tenham acompanhamento durante o período de aula, seja com uma professora especializada ou uma auxiliar.
  
Um professor sem capacitação pode ensinar alunos com deficiência? 
Sim. O papel do professor é ser regente de classe, e não especialista em deficiência. Essa responsabilidade é da equipe de atendimento especializado.

Há fiscalização para garantir que as escolas sejam inclusivas?  
O Ministério Público fiscaliza, geralmente com base em denúncias, para garantir o cumprimento da lei. O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Especial, atualmente não tem como preocupação punir, mas levar as escolas a entender o seu papel e a lei e a agir para colocar tudo isso em prática.
 

 Beijos, Isabella

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